segunda-feira, 18 de julho de 2011

O Brasil vai mal mas o Brazil vai bem

Erro de digitação no título? Infelizmente não ... O Brasil, aquele que eu e você vivemos, vai mal. Mas o Brazil (pelé, samba e sacanagem) aquele que os estrangeiros acham que conhecem, vai bem muito obrigado! Sem blá blá blá, vamos aos fatos que separam esses dois "países" tão distintos!

Notícia sobre o Brazil - O brasileiro José Graziano da Silva foi eleito o novo diretor-geral da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), um dos cargos mais estratégicos e importantes da instituição. Com o apoio de 92 países, ele ficou  quatro votos à frente de Miguel Ángel Moratinos, ministro de Assuntos Exteriores da Espanha, na segunda e decisiva ronda do pleito. Ponto para o Brazil Team!

Notícia sobre o Brasil - A onda de violência contra camponeses e lideranças dos movimentos a favor da reforma agrária cresce no norte/nordeste. Entre 2003 e 2006, a média de mortes POR CONFLITO AGRÁRIO somente no Pará foi de 32 pessoas. Entre 2007 e 2010 esse número caiu pela metade, mas 2011 parece ter retomado a subida. Só em maio desse ano 4 pessoas ligadas a movimentos sociais foram mortas por pistoleiros no estado do Pará. Gol contra do Brasil!

Dois fatos, dois extremos, duas realidades ... 

Enquanto o governo cuidava da imagem do Brazil lá na conferência da FAO (na cidade de Roma), para garantir o apoio de 92 países... trabalhadores rurais eram executados no Pará como pragas indesejáveis. E a polícia, o que fez?! Não muito, afinal são cinco agentes e um escrivão para "proteger" 25 municípios, entre eles Altamira, o maior do mundo com 161,4 km quadrados. Agora fica a pergunta que a mídia não fez: Resolver a questão agrária brasileira que já fez tantas vítimas entre Chicos Mendes e Dorothys Stangs, é mais "fácil" do que garantir um dos principais cargos estratégicos da Organização das Nações Unidas?! O vento que venta lá não venta cá...

Pode comentar, twittar, compartilhar ... só não fique indiferente!

*Entre as fontes do texto estão a revista Carta Capital de 6 de julho, a Comissão Pastoral da Terra entre outros.

Clássico do Ratos de Porão - Amazonia never more

Nenhum comentário:

Postar um comentário