segunda-feira, 18 de julho de 2011

O Brasil vai mal mas o Brazil vai bem

Erro de digitação no título? Infelizmente não ... O Brasil, aquele que eu e você vivemos, vai mal. Mas o Brazil (pelé, samba e sacanagem) aquele que os estrangeiros acham que conhecem, vai bem muito obrigado! Sem blá blá blá, vamos aos fatos que separam esses dois "países" tão distintos!

Notícia sobre o Brazil - O brasileiro José Graziano da Silva foi eleito o novo diretor-geral da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), um dos cargos mais estratégicos e importantes da instituição. Com o apoio de 92 países, ele ficou  quatro votos à frente de Miguel Ángel Moratinos, ministro de Assuntos Exteriores da Espanha, na segunda e decisiva ronda do pleito. Ponto para o Brazil Team!

Notícia sobre o Brasil - A onda de violência contra camponeses e lideranças dos movimentos a favor da reforma agrária cresce no norte/nordeste. Entre 2003 e 2006, a média de mortes POR CONFLITO AGRÁRIO somente no Pará foi de 32 pessoas. Entre 2007 e 2010 esse número caiu pela metade, mas 2011 parece ter retomado a subida. Só em maio desse ano 4 pessoas ligadas a movimentos sociais foram mortas por pistoleiros no estado do Pará. Gol contra do Brasil!

Dois fatos, dois extremos, duas realidades ... 

Enquanto o governo cuidava da imagem do Brazil lá na conferência da FAO (na cidade de Roma), para garantir o apoio de 92 países... trabalhadores rurais eram executados no Pará como pragas indesejáveis. E a polícia, o que fez?! Não muito, afinal são cinco agentes e um escrivão para "proteger" 25 municípios, entre eles Altamira, o maior do mundo com 161,4 km quadrados. Agora fica a pergunta que a mídia não fez: Resolver a questão agrária brasileira que já fez tantas vítimas entre Chicos Mendes e Dorothys Stangs, é mais "fácil" do que garantir um dos principais cargos estratégicos da Organização das Nações Unidas?! O vento que venta lá não venta cá...

Pode comentar, twittar, compartilhar ... só não fique indiferente!

*Entre as fontes do texto estão a revista Carta Capital de 6 de julho, a Comissão Pastoral da Terra entre outros.

Clássico do Ratos de Porão - Amazonia never more

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Sérgio Cabral desce as Cataratas do Niagara

E o digníssimo, corretíssimo, honestíssimo senhor Governador do Hell de Janeiro, Sérgio Cabral Filho (Sérgin Cabralzin Filhin para os amigos íntimos, como os empresários Eike Batista e Fernando Cavendish) parece estar descendo as Cataratas do Niagara! Em ritmo acelerado pelo visto...

Bom, o fato é que a mídia verde e amarela "ignorava" as indas e vindas do senhor Governador. Coisa que até as plantas do meu jardim sabiam... masss tudo bem! Resumo da ópera, um helicóptero caiu na Bahia com algumas pessoas que faziam parte da vida pessoal do governador. Apuração (sem muita vontade) da mídia vai, assessoria de imprensa do Cabral vem, resultado: Merda no ventilador, e merda mole ainda por cima!

Liguemos o ventilador. Cabralzinho pegou uma carona no jatinho do seu amigão Eike Batista para a Bahia, que ganhou 75 milhões em incentivos para suas empresas desde que Cabral assumiu em 2007. Curioso é que o empresário fez uma doação de 750 mil para a campanha de Cabralzin (750mil = 1% de 75milhões). Ele foi para a festa de aniversário do seu amigão Fernando Cavendish, que desde 2007 já papou contratos em terras cariocas que somam quase 1 bilhão. Por sinal ele está envolvido na reforma do maracanã... diria Bezerra da Silva, malandro é malandro e mané é mané!

Desligo o ventilador e faço uma pergunta que a mídia não fez e não quer que VOCÊ faça. Em que mundo seria justo o contribuinte pagar o salário do senhor governador Sérgio Cabral, para ele ficar de rolê pela Bahia ... curtindo festinhas da alta, tomando um vinho com os principais envolvidos em obras públicas no Rio de Janeiro? Só espero que a esposa do Cabral, Adriana Ancelmo, sócia-proprietária do escritório de advocacia Coelho, Ancelmo & Dourado que tem como clientes a Supervia, Metro Rio e Telemar não leia esse texto.

 Bom, (ou seria péssimo?!) Pare, pense, reflita ... e tenha um saco plástico em caso de náusea, perante tão asquerosa relação entre público e privado. Segue abaixo uma linda música que reflete meu sentimento perante tais fatos.

*As informações utilizadas foram coletadas na revista Carta Capital de 6 de julho de 2011

terça-feira, 12 de julho de 2011

Post de apresentação do autor/blog

Sobre o blog

Se você está cansado de ler as mesmas notícias, os mesmos pontos de vista, a mesma bobagem de sempre. Você não é o único. Todos os dias os jornais, rádios e portais de notícias online, parecem falar a mesma coisa. O que muda são os dois principais estereótipos usados pela mídia para "simplificar" (leia-se emburrecer) o assunto, mocinho(a) e bandido, e só.

Bom, por isso eu criei esse blog. A ideia é falar um pouco sobre o que acontece pelo mundo, mas fora da mesmice e preguiça intelectual que parece ter dominado os grande jornais, emissoras de televisão e sites, salvo raríssimas exceções. Analisar, refletir, criticar, três atividades que sustentam uma sociedade verdadeiramente democrática. E por isso eu digo, aqui a análise é crítica!

Sobre o autor

Sou um Jornalista carioca, cansado de ser visto e tratado como uma máquina, um mero reprodutor de fatos, um par de mãos que obedecem a quem lhes joga algumas migalhas. Uma pessoa que acredita em uma sociedade mais justa e igualitária, fascinado pelas iniciativas de jornalismo colaborativo e participativo. Um verdadeiro otimista.